Recuperação após implante dentário

  1. Home
  2. /
  3. Odontologia
  4. /
  5. Recuperação após implante dentário
implante dentario

Recuperação após implante dentário

Posted in : Odontologia on by : Denizi

A colocação de próteses fixas é um procedimento que exige que o paciente tenha compromisso com a recuperação. Afinal, poderá ser preciso retirar alguns dentes e o processo de extração é como uma cirurgia, que pode ter complicações.

Da mesma forma, a colocação dos pinos de titânio também precisa de cuidados pós-procedimento para evitar qualquer infecção. Infelizmente, sempre existem casos de pacientes que não seguem todas as instruções do dentista depois dos implantes dentários e isso é motivo para que o resultado não seja o esperado.

Dessa maneira, se você está planejando fazer o protocolo superior ou o protocolo inferior, não se esqueça de ficar bem-informado sobre todos os cuidados que você deverá ter com relação ao pós-operatório.

Como é a recuperação?

Só se pode considerar que o implante dentario está cicatrizado quando acontece o que é chamado de osseointegração. Isso significa que o pino de titânio está completamente integrado ao organismo, além de ser necessário que a gengiva também cicatrize.

Quando a dentadura fixa é colocada, os dentistas precisam fazer perfurações nas gengivas, muitas vezes para que a raiz morta do dente seja retirada. Isso causa um trauma de grandes proporções e é por isso que são necessários muitos cuidados para que os danos na gengiva sejam cicatrizados.

O organismo providencia sozinho a cicatrização, mas é comum que o dentista também prescreva antibióticos para impedir que os implantes dentários infeccionem em algum momento.

Em alguns casos, os pacientes sentem um pouco de dor depois da colocação da dentadura fixa por causa do procedimento. Por isso, também é normal que seja prescrito algum analgésico, além de bochechos com produtos que ajudem na cicatrização.

O paciente terá de retornar ao dentista que fez o implante dentário quando este o solicitar a fim de averiguar se a cicatrização está indo bem, se é preciso trocar a medicação, etc.

Higiene bucal ajuda na recuperação completa do implante

A higiene bucal faz toda a diferença quando alguém faz um implante dentário: sem ela, as bactérias podem se instalar nos implantes e desencadear infecções graves, que até demandem que os pinos de titânio sejam retirados.

Sendo assim, os pacientes têm de se lembrar de escovar os dentes corretamente sempre que se alimentarem e com cuidado, da maneira que os dentistas indicarem.

O uso de enxaguantes bucais também precisa ser levado a sério por quem coloca uma dentadura fixa. Sem a higiene dental adequada, tanto o protocolo superior quanto o protocolo inferior podem necessitar ser retirados. 

Realização de implante em uma clínica especializada é indispensável

Para que o implante dentário seja bem-sucedido e a cicatrização ocorra sem maiores problemas, é indispensável que as pessoas procurem por clínicas especializadas e que não confiem em dentistas que cobram muito barato pelo procedimento, que tem a sua faixa própria de preço.

Para ter certeza de que a clínica especializada é de confiança, é importante procurar por referências e ouvir a opinião de pessoas que já fizeram os implantes com aqueles profissionais para ficar mais seguro.

Leia mais em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *