Escapulário, descubra tudo sobre ele

  1. Home
  2. /
  3. Joias e semijoias
  4. /
  5. Escapulário, descubra tudo sobre ele
escapulario

Escapulário, descubra tudo sobre ele

Posted in : Joias e semijoias on by : Denizi

escapulário é uma corrente que possui dois pingentes colocados suspensos em um cordão. Ele é um acessório muito importante e valorizado pelos católicos e que mostram a sua devoção à Cristo e santos católicos. Apesar de ter começado a ser usado à séculos atrás, o escapulário continua a ser popular nos dias de hoje.

Durante as décadas de 80 ou 90, os escapulários eram feitos com cordinhas de linha ou lã, e as imagens dos santos ficavam protegidas por um plástico transparente. Conforme o tempo foi passando, eles foram se modernizando e criando um ar de sofisticação.

Nos dias de hoje, é possível ver grandes personalidades famosas com esse acessório no pescoço. Eles se tornaram mais apreciados e populares, sendo possível encontrar escapulário de prata, escapulário de ouro, escapulário de aço, entre outros materiais.  

Escapulário masculino

escapulário masculino é um símbolo de fé e uma forma de proteção espiritual para os homens. Hoje em dia é possível mostrar a religiosidade e manter o estilo, com peças de escapulário de ouro masculino e de escapulário de prata masculino.

Existem vários modelos diferentes e que possuem diversos tamanhos, formatos, imagens e símbolos. Assim, é possível encontrar pingentes que se encaixam bem em diferentes personalidades e estilos.  

Surgimento do escapulário

O escapulário surgiu por volta do ano 1200 com a criação de uma igreja bem pequena em Monte Carmelo. Com o início da guerra na Europa em 1251, vários lugares acabaram sofrendo com os efeitos nocivos dos combates, incluindo a cidade de Monte Carmelo.

Diante da grande probabilidade de mortes e destruição, o regente da igreja rezou para a Santa padroeira do local. Ela, então, teria feito a sua aparição para ele e lhe deu o escapulário, como uma forma de proteção durante os conflitos.

Segundo a história, o regente teria ordenado a confecção de centenas de escapulários iguais ao que recebeu da santa, com as imagens de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo. Eles foram distribuídos por todo o continente, sendo que sua popularização pelo mundo só veio durante o período de colonização.  

escapulario 2

Material do escapulário

Os escapulários podem ser de diferentes tipos de materiais.  

Escapulário de prata 

Os escapulários de prata masculinos são bem populares, sendo que os de alto relevo são os mais comuns. Existem modelos de escapulário rommanel e de outras, que ajudam a criar um estilo mais robusto.  

Escapulário de ouro 

Os escapulários de ouro masculinos vêm sendo mais procurados, pois permitem fazer diversas combinações interessantes e criar contrastes entre o moderno e o tradicional.  

Combinações com escapulário

O escapulário pode ser combinado com diferentes tipos de roupa e com qualquer ocasião. Mesmo quem não é um devoto ou não é um católico pode ter e utilizar o escapulário só como um belo adereço.  

Dar escapulário como presente

Um escapulário é um ótimo item para dar de presente para quem é um católico devoto. Ele representa uma forma demonstrar o afeto que sentem por uma pessoa e de oferecer proteção para ela.

Leia mais artigos e  dicas em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *