Encceja inscrições 2020, saiba como se inscrever

  1. Home
  2. /
  3. Empreenda Web
  4. /
  5. Encceja inscrições 2020, saiba como se inscrever
encceja inscricoes

Encceja inscrições 2020, saiba como se inscrever

Posted in : Empreenda Web on by : Denizi

Hoje em dia o mercado de trabalho exige de todos os profissionais em idade laboral um currículo que entregue competências avançadas ou ainda um nível de escolaridade mais satisfatório adequado ao tipo de profissão. Mas, infelizmente nem todos os brasileiros tiveram a chance de finalizar os estudos em nível fundamental ou médio, faltando assim a certificação necessária para participação em concursos públicos ou ainda pleitear vagas de empregos melhores em empresas privadas.

Pensando em ajudar essas pessoas a ter acesso à educação que não tiveram quando em idade ideal, ou ainda como forma de facilitar a finalização dos anos referentes ao ensino Fundamental e Médio, o governo desenvolveu a prova conhecida como Encceja, um exame destinado a certificar seus participantes aprovados com diplomas de Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com a necessidade e prévia a prova. Vamos saber mais sobre!

Encceja 2020

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um exame realizado todos os anos e desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceira com o Governo Federal e aplicado pelo Inep. Por meio dele jovens e adultos brasileiros tem a chance de receber a certificação do ensino Fundamental ou Médio, e assim concluir esses níveis de ensino sem muita burocracia, precisando apenas realizar a prova e ter um rendimento de cem pontos em todas as provas do Encceja e o mínimo 5 pontos na Redação. A idade mínima para participar do Encceja 2020 para ter certificado do Ensino Fundamental é de 15 anos, enquanto para o certificado do ensino Médio é de 18 anos.

Encceja inscrições 2020

As inscrições para o Encceja 2020 ainda não tiveram data confirmada, e por isso o ideal é estar sempre atento para a divulgação do calendário, que será feito no site oficial do Encceja pelo Inep. Mas ainda levando em consideração as datas adotadas em exames anteriores é possível afirmar que a data das inscrições sempre ocorre no primeiro semestre do ano, enquanto as provas são aplicadas no segundo semestre do ano, sendo em maio e agosto, respectivamente.

Leia também:  Entenda o que é marketing digital

Como se inscrever

Para se inscrever o processo é bem simples, basta acessar o site oficial do Inep para o Encceja clicando aqui. Uma vez dentro do site você deve optar por “Inscrição 2020” e aguardar até que a página seja recarregada, preenchendo um formulário com informações pessoais da sua vida estudantil. Tenha cuidado ao escolher a instituição para onde seu certificado será enviado, procurando pela mais próxima da sua residência, facilitando assim pegar seu certificado quando ele for enviado caso você seja aprovado no exame.

Cuidado com os prazos

Tome bastante cuidado com os prazos e fique sempre ligado em nossos materiais para não perder a data de inscrição para o Encceja 2020, que é divulgado agora no começo do ano e tem uma curta duração, por isso, atenção. Uma vez inscrito, você deve estudar bastante para a prova a fim de garantir sua aprovação, sendo uma ótima dica procurar materiais do Encceja dos anos anteriores e aproveitar para testar seus conhecimentos.

Leia mais artigos em nosso blog.

Deixe um comentário