CLCB significado: tudo o que você precisa saber!

  1. Home
  2. /
  3. Licenças e Vistorias
  4. /
  5. CLCB significado: tudo o que você precisa saber!

CLCB significado: tudo o que você precisa saber!

Posted in : Licenças e Vistorias on by : Denizi

O CLCB bombeiros é uma condição indispensável para que os imóveis sejam considerados regulares e, sendo assim, possam ser financiados por bancos e financeiras. Contudo, ainda existe muita gente que não sabe o que é CLCB e é muito importante explicar: trata-se do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros.

Para deixar mais claro, esse é um dos documentos iniciais que se deve tirar para confirmar que existe segurança naquela casa, apartamento ou empresa. “Existir segurança”, por sua vez, quer dizer que toda a sua rede elétrica está muito bem acabada, sem fios expostos, desencapados e ocorrência de umidade por perto.

O CLCB Corpo de Bombeiros também serve para assegurar que, em casos de um eventual incêndio, existirão saídas de emergência bem visíveis, com iluminação de emergência, extintores e equipamentos complementares, como os sprinklers, em alguns casos.

 

CLCB como tirar

 

As dúvidas sobre como emitir CLCB são muito comuns e, em primeiro lugar, o responsável pelo imóvel precisa solicitar aos bombeiros uma vistoria. Nela, um ou mais representantes da corporação irão a todas as partes do imóvel ou da construção, checando pontos de segurança e pedindo informações a esse responsável, que deverá estar presente.

Depois, o Corpo de Bombeiros do Estado fornecerá um documento chamado de Formulário de Avaliação de Risco, que também terá de ser preenchido pelo responsável. Geralmente, é obrigatório um treinamento da brigada de incêndio.

Quem solicita o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros também precisa estar preparado para a negativa do documento. Nos casos em que a corporação acredita que existem pontos de segurança a melhorar ou a ser regularizados, ele dá um prazo aos responsáveis para que as mudanças sejam realizadas.

Passado o tempo concedido para que as mudanças no imóvel sejam feitas, o responsável pode procurar de novo o Corpo de Bombeiros para que a vistoria seja refeita.

 

CLCB ou AVCB

 

Além do CLCB, o Corpo de Bombeiros também emite um documento que mostra a segurança do imóvel: é o Auto de Vistoria, conhecido pela sigla AVCB. Por parecerem muito iguais, nem todo mundo sabe qual deles requisitar para tornar o seu imóvel regular.

Os dois processos de autorização do Corpo de Bombeiro são bem parecidos, mas o CLCB é um pouco mais fácil, o que não quer dizer que a avaliação das condições de segurança seja relaxada. Porém, ela tem a diferença de, em alguns casos, dispensar a vistoria física, coisa que nunca acontece quando se solicita o AVCB.

 

CLCB Corpo de Bombeiros SP

 

O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros de SP é fundamental para imóveis comerciais e residenciais serem liberados e regularizados. Inclusive, é com essa licença devidamente obtida que se torna possível proceder ao alvará de funcionamento (em caso de empresas).

O responsável por qualquer imóvel que tiver a necessidade do CLCB SP tem de acessar o Via Fácil aqui. O valor do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros de São Paulo também é informado no Via Fácil e, geralmente, o pagamento é em dinheiro.

Para ler mais artigos como esse acesse nosso blog!

Deixe um comentário