Abrir MEI: processo depende da Receita Federal?

  1. Home
  2. /
  3. MEI
  4. /
  5. Abrir MEI: processo depende da Receita Federal?
abrir-mei

Abrir MEI: processo depende da Receita Federal?

Posted in : MEI on by : Denizi

Na mesma medida em que muita gente pensa em abrir MEI, muita gente também desiste da ideia quando começa a pensar na necessidade de procurar a Receita Federal para gerar documentações, inclusive o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Isso porque, de acordo com o relato de praticamente todo mundo que começa um negócio, a burocracia é a parte mais complicada de qualquer empresa. Porém, criar CNPJ MEI não tem nada a ver com a Receita federal: o órgão realmente recebe o recolhimento de impostos, mas não é ela que deve ser procurada para abrir CNPJ MEI.

Por isso, a ideia de como abrir um MEI passa a ser bem mais interessante e o Portal do Empreendedor, com a sua linguagem e acesso fácil, faz com que formalizar um negócio já aberto seja muito rápido.

Você deseja abrir MEI e está procurando por informações? Então fique atento a este artigo, que explicará como você pode abrir MEI online em pouco tempo.

Como abrir uma empresa MEI

A abertura de MEI só é possível quando o empreendedor atende a certos critérios que não são negociáveis, como:

  • Não faturar mais de R$ 81.000 por ano;
  • Não ter nenhum sócio;
  • Não ter mais de um funcionário

Basicamente, essas são as únicas regras para fazer MEI e para continuar nesse sistema de tributação, sem ser excluído pela Receita Federal. É válido ressaltar que, todos os anos, a microempresa individual deve fazer uma declaração de faturamento e que mentir nela para não sair desse sistema simplificado de tributação é considerado sonegação e pode render um tempo na cadeia.

Sendo assim, nota-se que criar MEI é um processo fácil, mas que existem regras rígidas e que o acompanhamento da Receita Federal é, geralmente, bem mais rigoroso do que no caso de outras empresas.

Abrir MEI: se não é pela Receita Federal, por onde é?

A abertura de uma microempresa individual ocorre no site do Portal do Empreendedor, que permite que o responsável cuide de todas as etapas:

  • Clique aqui para entrar no Portal do Empreendedor;
  • Dê um clique na aba “Formalize-se”;
  • Alguns cards com várias opções vão aparecer na tela e um deles será “Formalize-se”, sendo preciso clicar nele;
  • O site pedirá para que se crie uma conta no Gov.br

Em seguida, o CNPJ logo será feito e o empreendedor poderá começar a pagar os impostos simplificados.

Cancelar MEI: o que fazer?

O microempreendedor individual pode cancelar a sua empresa a qualquer momento, bastando que ele não tenha nenhum imposto em aberto. Aliás, o cancelamento é tão fácil quanto a abertura da empresa e basta acessar de novo o Portal do Empreendedor; dessa vez, porém, é preciso clicar em “Serviços”, opção localizada na aba “Já sou”. Mais alguns cards surgirão e deve-se escolher “Baixa”.

A alteração MEI é mais um processo comum e que pode ser feito rapidamente no Portal do Empreendedor: clicando em “Serviços” e em “Atualize seus dados”, bastará digitar as informações novas sobre o seu negócio.

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *